





31 DE MARÇO
EM BUSCA DA DIMENSÃO POÉTICA DO MOMENTO
31 de março
Sexta
Teatro Castro Alves
10:00 às 13:00
(DE)BATE PAPO
Para atores, diretores, dramaturgos, técnicos, estudantes, performers.

Ator e diretor do Antagon Teather Aktion, grupo alemão que fundou em 1990. Com atores e músicos de várias nacionalidades e espetáculos de grande impacto visual, o Antagon já se apresentou em dezenas de países da Europa, Ásia, África e América. O grupo mantém fortes laços artísticos com artistas e grupos brasileiros, notadamente baianos e já recebeu em seu festival Fabio Vidal, Fátima Suarez, Grupo Vilavox e Peu Tanajura, entre outros.
Ele conta um pouco da experiência do Antagon com Teatro Coletivo/Grupos e coletivos teatrais. O diretor e ator também compartilha seus projetos sócio-culturais no Brasil, como a Escuna Criativa, um “barco teatro”, construído em Cajaiba do Sul, baixo sul do estado, que a partir de 2018 navegará nossas águas levando peças, oficinas de teatro e dança e conhecendo as expressões culturais de pequenos vilarejos em que possa aportar. Bernhard também fala sobre o Sommerwerft Festival Internacional em Frankfurt, Alemanha, um grande festival à beira do rio que já levou para lá se apresentarem, artistas e grupos baianos.Apresentação de vídeos de espetáculos do grupo e demonstração de trabalho também estão previstos neste bate papo.
com Bernhard Bub
EM BUSCA DA ILHA DESCONHECIDA
Você acredita em ilhas desconhecidas? Um jovem bate às portas do rei para pedir-lhe um barco. Ele quer encontrar a ilha desconhecida! Da obra de Jose Saramago e passeando pela musicalidade e teatralidade da cultura popular ibérico-nordestinas, o Coletivo Duo apresenta este infanto-juvenil: a trajetória do Homem e da Mulher que desafiam fortes correntezas para realizar seus sonhos.




31 de março
Sexta
Passeio Público
16:00
Coletivo Duo
TEATRO
Infanto-juvenil
60 min
HISTÓRIAS DA CHUVA
Em Histórias da Chuva" a atriz Josi Acosta, acompanhada do músico Gabriel Carneiro e da musicista Sanara Rocha, interpreta contos africanos que versam sobre amor e solidariedade, o espetáculo possui composições originais assinadas por Toni Edson.




29 de março
Quarta
Passeio Público
17:00
Grupo Iwá
TEATRO
Para todas as idades
25 min
DISSIDENTE
“Dissident, il va sans dire”, traduzido “Dissidente” pela professora doutora Catarina Sant’Ana, com direção de Gordo Neto, leva à cena, pela primeira vez juntos, a atriz veterana Vivianne Laert e o jovem ator Tato Sanches - que são mãe e filho, tais quais os personagens Helena e Felipe, da peça.
Em Dissidente, os diálogos sem pontuação, salvo os sinais de interrogação, a ausência de rubricas evidentes, as falas desencontradas ou sem respostas, a mistura súbita de referentes e de tonalidades emocionais as mais diversas no interior de uma mesma fala de personagem, um laconismo geral denso de informação e de suspenses, os quais, por sua vez, não se desfazem, nem nos pressionam tampouco, mas literalmente esfumam-se no ar, para ressurgir bem mais adiante, discretamente, perdidos no meio a outros dados; tudo isso liberado em “doze pedaços”, não cenas, mas pedaços de real, sem nenhuma apresentação, nem mesmo pelos próprios personagens. É como se invadíssemos a vida de dois seres reunidos em momentos diversos e esparsos, e fôssemos obrigados a adivinhar do que se tratam no momento, a criar nós mesmos os elos, a costurar, enfim, os pedaços.




31 de março
Sexta
Casa Preta
18:00 e 20:00
Cia da Casa
TEATRO
Adulto
70 min
SOBEJO
Violência física, psicológica, violência doméstica, violência que machuca o corpo e fere a alma, violência contra a mulher: este é o cerne do espetáculo Sobejo. Georgina Serrat, uma dona de casa que depositou a fé sobre sua felicidade no casamento, e como muitas mulheres do nosso tempo tem seus sonhos frustrados pelas agressões de um marido violento. É escrito e dirigido por Luiz Buranga.




31 de março
Sexta
Casa d'A Outra - Rua Politeama de Cima, 114, Ed. Centro Comercial Politeama, 1º andar
20:00
A Outra Companhia de Teatro /
Eddy Veríssimo
TEATRO
Adulto
45 min