25 a 30 de Março
O Festival Maré de Março teve sua primeira edição em 2013, produzido em parceria com o grupo Vilavox e a Casa Preta. Sua grade de programação contou, àquela época, com apresentações de teatro e dança, shows, oficinas de teatro e fotografia e debates, tudo realizado na Casa Preta/Dois de Julho. Nesta segunda edição, ganhamos a cidade: somos grupos, somos da rua e dos espaços alternativos e somos do teatro, do circo, da dança, da música, de Salvador, da Bahia e do mundo. Interferir no cotidiano de Salvador, ganhar as ruas e se espalhar pelos bairros é nosso maior desejo com este pequeno Festival. Ao final das 10 apresentações (8 delas em espaços públicos) previstas na nossa grade de programação, faremos um grande encontro, aberto ao público, com todos os participantes, para o debate "Salvador, como ocupá-la?" O festival tem como objetivo promover, discutir e experimentar a utilização dos espaços públicos e espaços alternativos de ocupação cênica na cidade.
O Maré de Março não se encerra aqui: esta maré quer subir e invadir a cidade cada vez mais. A Arte Pública, acessível à população, transgressora, onde a cidade vira palco, onde a rua se resignifica, onde o transeunte vira plateia e onde a plateia acostumada ao edifício teatral se vê encorajada a entrar no grande teatro da rua, é uma opção de muitos dos grupos em atuação hoje no país. Estes grupos querem mudar a frieza concreta da suas ruas e edificações, querem mudar a crueza da vida nas grandes cidades, querem levar poesia, indignação, reflexão, discussão e também entretenimento para aqueles que por ali passam ou que para ali se dirigem. Temos a alegria de contar, nesta edição, com a presença do Antagon Theater AKTion, grupo sediado em Frankfurt e uma referência para o teatro feito em espaço público, que conta com artistas de todo o mundo, inclusive baianos! Nosso agradecimento também a todos os grupos participantes e à toda equipe de coordenação do Maré, assim como à Fundação Gregório de Matos.
Convidamos a todos para acompanharem nossa programação, que é gratuita: Tem espetáculo no Campo Grande, 2 de Julho, São Lázaro, Nazaré, Periperi, Politeama, Santo Antônio, Ribeira...
Ficha Técnica
Idealização: Gordo Neto
Produção: Ramona Gayão e Gordo Neto
Coordenação Técnica - Alexandre Moreira, Fernanda Paquelet e Marilia Castro (Quatro Produções)
Iluminação e Sonorização: Milanga Luz e Som
Técnicos de Som e Luz: Fred Alvin, Ivo Conceição, Gabriel Carneiro e AC Costa.
Assessoria de Comunicação: Crioula
Arte Gráfica: Camilo Fróes
Realização: Arraial Promoções, Prefeitura de Salvador e Edital Arte em Toda Parte Ano II
Apoio: Vilavox e Crioula Comunicação e Mobilização Social